quarta-feira, outubro 22, 2008

Nós Vemos

Hoje fui ver o novo filme de Fernando Meirelles.
Baseado na obra homônima do escritor português José Saramago, "Ensaio sobre a Cegueira", trata sobre a "cegueira branca", uma praga que aos poucos deixa todo mundo cego.

Incrível ver as relações humanas, os esteriótipos e luxos da sociedade moderna sendo deixadas de lado (será?). Todos os valores morais não deixam de ser puras leis; o mais forte vencerá, os fracos cairão.

O papel do cego, das mulheres e homens, da que está com maior poder e de todos os outros nos fazem pensar.. pensar sobre nós mesmos e como vivemos. A cegueira pode mudar o jeito que vivemos, mas no entanto, ele será do mesmo jeito.

Quero dizer que nós vivemos cegos. O filme nos mostra isso em cada ato, a cada minuto.Vejam vocês mesmos! Altamente recomendado (desde o roteiro à produção e dos jogos ao elenco).

"Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, Isto é diferente, Farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos, Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego, Acredito, mas não preciso, cego já estou, Perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, Sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam"


Site Oficial:
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0861689/

Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger F. Pellicer said...

Perfeito! O filme realmente me surpreendeu. Saí do cinema chorando.
Agora só me falta ler o livro!
:)

PS: como diabos voce conseguiu colocar o "human calendar" ali do lado do seu blog direitinho assim? Eu tentei adicionar pelos gadgets do blogspot mas não consigo deixar do tamanho certo x_x por favor me dá uma dica. rs

quinta-feira, outubro 23, 2008 3:09:00 PM  

Postar um comentário

<< Home