Hoje fui ver o novo filme de Fernando Meirelles.
Baseado na obra homônima do escritor português José Saramago, "Ensaio sobre a Cegueira", trata sobre a "cegueira branca", uma praga que aos poucos deixa todo mundo cego.
Incrível ver as relações humanas, os esteriótipos e luxos da sociedade moderna sendo deixadas de lado (será?). Todos os valores morais não deixam de ser puras leis; o mais forte vencerá, os fracos cairão.
O papel do cego, das mulheres e homens, da que está com maior poder e de todos os outros nos fazem pensar.. pensar sobre nós mesmos e como vivemos. A cegueira pode mudar o jeito que vivemos, mas no entanto, ele será do mesmo jeito.
Quero dizer que nós vivemos cegos. O filme nos mostra isso em cada ato, a cada minuto.Vejam vocês mesmos! Altamente recomendado (desde o roteiro à produção e dos jogos ao elenco).
"Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, Isto é diferente, Farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos, Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego, Acredito, mas não preciso, cego já estou, Perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, Sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam"
Site Oficial:
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0861689/
Marcadores: Autoreflexão, Cinema, Mundo